quarta-feira, 9 de julho de 2008

Bullying

Bullying: o que é isso?

(Por:Raylene Rego Braz Andrade Oliveira.Pedagoga.Especialista em Interdisciplinaridade. Consultora Pedagógica).

Para se compreender o significado da palavra Bullying é simples. Basta você recordar de algo que alguém, ou um grupo tenha feito ou ainda faz de ruim, cruel, agressivo repetidas vezes e de maneira intencional, com você ou com alguém próximo.
No dicionário da nossa língua não consta a palavra Bullying. Porém, ela existe no dia-a-dia de nossas escolas(particulares e públicas), do norte ao sul do país, do mundo. Independe de classe social, de raça, etnia... o Bullying é um modismo desenfreado e cruel. Muitos vivem o Bullying sem saber o que significa, mas vivem. São vítimas das mudanças de comportamento do ser humano, da perda de valores, da rebeldia, do desrespeito, da geração do “tudo eu posso”.
Possíveis autores do Bullying:
Sujeitos que vivem em ambientes desestruturados; carentes de afetividade; sem limites e sem regras; vítimas de comportamento agressivo e explosivo, dentre outros.
Possíveis vítimas do Bullying
Pessoas de poucos recursos; posses, status; pessoas que não conseguem se defender de qualquer tipo de ofensa, provacação; pessoas tímidas e não sociáveis; inseguras; passivas; retraídas, depressivas, dentre outros.
Que atitude tomar em relação ao Bullying?
A entidade educativa deve atentar-se para o fenômeno. Observar se há indícios do Bullying no ambiente. Se há crianças retraídas, auto-estima decadente, não cumprindo atividades educativas; sem ânimo, sem vivacidade, dificuldades na aprendizagem, desinteresse, agressividade... é importante saber as causas dos comportamentos, porque as conseqüências podem ser reveladas através do Famoso e negativo Bullying.

Um comentário:

  1. oi, Raylene.

    gostei muito do seu blog, e da sua preocupação com o bullying, pois é minha tb.
    gostaria de saber se vc poderia dar mais informações desse fenômeno na cidade de juazeiro,
    estou muito interessada nessa pesquisa.

    que Deus te abeçoe
    bjos silvana

    ResponderExcluir

Deixe seu Recadinho


Glitter Text @ Glitterfy.com

UOL Notícias





Declaração Universal dos Direitos Humanos