quinta-feira, 8 de abril de 2010

Vacinação contra gripe H1N1/ Juazeiro Bahia

Publicado em 19/03/2010 às 18h02


fonte: http://www.juazeiro.ba.gov.br
Juazeiro inicia Campanha de Vacinação contra Gripe H1N1

Por Vânia Castro/Sesau

A cidade de Juazeiro inicia a Campanha de Vacinação contra Influenza Pandêmica H1N1, na última segunda-feira (22). A imunização seguirá um calendário preconizado pelo Ministério da Saúde, sendo feita em cinco etapas e períodos para diferentes grupos, com faixas-etárias e características que possuem mais prioridade e maior risco de adoecimento e mortalidade. Os trabalhadores de saúde e a comunidade indígena serão vacinados na primeira etapa, de 22/03 a 27/03, as gestantes, população com doenças crônicas (exceto idosos) e com idade de 6 meses a menores de 2 anos poderão se dirigir aos locais de vacinação de 22/03 a 02/04; a data de vacinação das pessoas com idade de 20 a 29 anos será de 05/04 a 23/04; a população com idade superior a 60 anos (com doenças crônicas) de 24/04 a 07/05 e a última etapa da campanha será de 10/05 a 21/05, para a população de 30 a 39 anos. A meta é imunizar 80% desta população.

A vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) e nos hospitais da Rede pública e privada. “A campanha seguirá o calendário do MS. Por esse motivo não poderá vacinar, por exemplo, um idoso fora do calendário de vacinação do MS. É necessário então, que cada grupo se dirija aos locais apenas em sua data de imunização”, registrou o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde de Juazeiro, Mário Machado.

“Serão cinco etapas da campanha. As mulheres que engravidarem após a data estipulada serão vacinadas nas demais etapas, conforme a lista de portadores de doenças crônicas. A primeira e segunda etapas da campanha estão sendo iniciadas juntas, no período de 22/03 a 02/04, ressaltando que data de vacinação para os profissionais de saúde encerra em 27 de março. O objetivo do município é acompanhar o calendário preconizado pelo Ministério da Saúde. Alguns trabalhadores de saúde estão sendo vacinados porque estão diretamente ligados aos serviços para o enfrentamento da gripe H1N1”, explicou a técnica da Vigilância Epidemiológica de Juazeiro, Maria do Livramento.

O objetivo da campanha é contribuir para a redução da morbimortalidade causado pelo vírus da influenza (H1N1) e está sendo administrada pelo Ministério da Saúde devido à pandemia que se disseminou pelo mundo em 2009, atingindo principalmente crianças, adultos jovens, grávidas e idosos. A imunização é contraindicada apenas para pessoas com alergia a ovo ou aos componentes da vacina.

De acordo com informações do MS, a gripe H1N1 é uma doença infecto-contagiosa grave, causada pelo vírus influenza H1N1 e pode ser transmitida por via respiratória. A pessoa quando infectada apresenta alguns sintomas, como febre elevada, dor de garganta, tosse, podendo evoluir para dores de cabeça e musculares, cansaço e falta de apetite. A prevenção é feita através de cuidados com a higiene pessoal (banho, higiene oral e nasal, especialmente lavagem das mãos), proteção da boca e nariz ao tossir ou espirrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Recadinho


Glitter Text @ Glitterfy.com

UOL Notícias





Declaração Universal dos Direitos Humanos