terça-feira, 18 de maio de 2010

Projeto Copa do Mundo 2010:

Copamado Descobrindo Valores

*Raylene Rêgo

Execução: de 17 de Maio a julho de 2010

Envolvidos: Alunos Do CEJA- Centro Educacional Jorge Amado/ Juazeiro Bahia

Justificativa

O processo educacional necessita de alternativas, instrumentos, dinâmicas que visem incentiva, motivar, envolver os alunos diante dos conteúdos e temáticas importantes para a vida do “ser” cidadão. Portanto, a Copa do Mundo é um acontecimento que por si já mobiliza a população de maneira geral. É um momento em que todos acabam sendo envolvidos. É a oportunidade de valorização cultural, de descobertas de novos costumes.

A Copa do Mundo é caracterizada especificamente pelo futebol, que é revelado como uma paixão não só dos brasileiros, mas mundialmente valorizado.

Assim como muitas datas comemorativas, a Copa do Mundo também gera novas oportunidades de emprego. Aquece o comércio. Desperta nos educadores a oportunidade de movimentação em suas aulas, a oportunidade de envolver todos os alunos.

Na condição de Tema Transversal: a Copa do Mundo passa a ser um tema urgente, um tema social em destaque. Sendo que a grande vantagem é não só explorar o nosso Brasil, mas sim conhecer outras culturas, focar o olhar para outra Nação (sede dos jogos). Bem como, trabalhar outros temas transversais: Ética, Cidadania, Consumismo, Geração de emprego, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Respeito, Patriotismo, Religião, revelando a ação Interdisciplinar.

Diante de tamanha oportunidade, o Brasil pode ser melhor, compreendido e a África do Sul conhecida por meio das informações diversas disponíveis nos canais de comunicação.

Objetivo Abrangente

Valorizar a Pluralidade Cultural independe de crença, religião, sexo, idade, nacionalidade, classe econômica social, etc.

Objetivos Específicos

Conhecer e valorizar culturas distintas, mantendo contato com as mais variadas áreas: danças e coreografias específicas, melodias e músicas, hinos nacionais, vestimentas, bandeiras de cada nação, culinária.

Metodologia

Pesquisas, problematizações, hora da novidade (informação sobre a temática), entrevistas, exposições, ensaios musicais e coreográficos focados na África e no Brasil.

Áreas e temas afins

Ética: Paz, União de distintas culturas, Respeito.

Meio ambiente: Mudanças da paisagem ambiental, efeitos positivos e negativos com as construções em prol da Copa do Mundo.

Matemática: Área total e formato (geometria) do Estado de futebol, espaços necessários para a realização dos jogos (campo), quantidade de pessoas dentro do estádio; impedimentos, faltas, cartões vermelhos e amarelos, gols, pênaltis; tabelas, gráficos para marcação e registro dos jogos, criar situações problemas envolvendo os acontecimentos durante a Copa 2010.

Línguas Portuguesa e Estrangeira

Expressões utilizadas no futebol pela população

Expressões técnicas utilizadas no futebol e pelos meios de comunicação: jornais, revistas, rádios, televisão.

Significado Interpretação dos hinos nacionais.

Nomes e apelidos dos jogadores e técnicos das seleções.

Dissertações

Músicas

Elaboração de um bloquinho de curiosidade envolvendo palavras em português e estrangeiras.

História

História da Copa do Mundo.

Em que ano o Brasil iniciou na Copa do Mundo.

Qual a maior quantidade de gols feitos pelo Brasil em Copas mundiais

Quem foram os primeiros jogadores da Seleção Brasileira(primeira copa)

Geografia

Espaço geográfico que abrigará a população que participará da Copa do Mundo.

Comparativos dos aspectos físicos, sociais, culturais, econômicos, políticos da África do Sul e do Brasil.

Construção de maquetes, de um novo mapa envolvendo todos os países participantes da copa 2010(um mapa com nome dos países, outro com as bandeiras dos países)

Ciências

Material utilizado, na confecção das roupas e uniformes.

Alimentação dos atletas em período de copa.

A adrenalina dos atletas durante as partidas de futebol.

Artes

Realização da Feira da Família 2010, focada na copa do mundo: ornamentação, coreografias, musicais, exposição de fotos, maquetes, notícias, confecção: do(s) mascote(s) da copa, bandeiras dos países participantes da copa 2010, brasões que simbolizam cada seleção.

Ensino Infantil

Explorar as Palavras: África/ Brasil, Copa ...

Promover atividades com pinturas, recortes e colagens envolvendo as Bandeiras do Brasil e da África, Mascote da Copa.

Caracterísitcas dos animais que mais se destacam na África.

Explorar Trechos do Hino Nacional Brasileiro

Interpretação do Hino Nacional Brasileiro Por meio de pituras, colagens e escritas de acordo com a maturidade de cada criança.

Observação

Cada educador dispõe de planejamentos diários, valorizando a ação interdisciplinar e cumprindo os conteúdos anuais preestabelecidos.

______

*Raylene Rêgo. Pedagoga. Especialista em Interdisciplinaridade. Pos Graduanda em Pedagogia Social.

Assessora do CEJA- Centro Educacional Jorge Amado/ Juazeiro Bahia.

e-mail: raylenerego@hotmail.com/ site: www.raylenerego.blogspot.com


Pesquisas Realizadas

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Tabela da Copa do Mundo Grupo A


Tabela da Copa do Mundo Grupo E

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/

Calendários de junho


Fonte: www.carinharte.blogspot.com

Mais atividades Copa do Mundo




http://www.misturadealegria.blogspot.com

Atividades Copa do Mundo 2010

Mascote Zakumi para pintar:




Mascotes das Copas desde o ano de 1966

domingo, 9 de maio de 2010

Atividades de alfabetização






http://wwwatividadesescolares.blogspot.com/

COPA DO MUNDO 2010 BRASIL!!! Lembrancinhas Incríveis!!!

Fonte:
http://petilola.blogspot.com/
Na Petitola é só encomendar as suas lembranças.
Fiquei encantada com os trabalhos, com a criatividade!!!


E aí GALERA...

Prontos pra torcer...?


Vamos dar uma "mãozinha" pra seleção...






Kits de peças cortadas "faça você mesmo"


pedido mínimo de 10 unidades


Viseira 1




pedido mínimo de 10 unidades


Pedido mínimo de 10 unidades



Pedido mínimo de 10 unidades



pedido mínimo de 10 unidades
pedido mínimo de 10 unidades

pedido mínimo de 10 unidades

4 comentários:

  1. Muito obrigada por ter visitado o nosso Espaço Interdisciplinar. É bastante gratificando ter trabalhos reconhecidos.

    ResponderExcluir
  2. valeu memso vou adaptar p minha sala de aula

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o Projeto "Copa do Mundo 2010"
    Enriquecerei as minhas aulas com suas sugestóes.
    Parabéns!!
    Ivana.

    ResponderExcluir

Deixe seu Recadinho


Glitter Text @ Glitterfy.com

UOL Notícias





Declaração Universal dos Direitos Humanos