domingo, 30 de maio de 2010

Projeto Literatura Infantil/ 2010


domingo, 30 de maio de 2010



-->
CEJA - Centro Educacional Jorge Amado
Juazeiro Bahia
74 36121312

Projeto Literatura Infantil/ 2010

Público Alvo: Alunos do 2º ao 5º ano.
Execução: Educadora Silvânia
Assessoria Pedagógica: Raylene Rêgo

Palavras chave: Leitura, Interpretação, Escrita.


-->
As histórias infantis, contos, fábulas, são extraordinários meios que facilitam o processo educativo. A Literatura infantil é magica: informa, orienta, ajuda a quebrar paradigmas, a vencer barreiras: medo, preconceito, incentiva o resgate de valores, o respeito a diferença, atenta para a diversidade e muitas outras caracterizações.
Como educadora, sou fã da Literatura Infantil e defendo o seu uso em diferentes situações e públicos, desde a educação infantil ao nível superior. Tenho tido experiências maravilhosas com todos esses públicos.
No entanto, a leitura, a interpretação de texto de diferentes formas e a escrita são dificuldades não só das disciplinas de Língua Portuguesa e literatura, mas sim de todas as demais disciplinas.
Os alunos precisam ser capazes de compreender qualquer tipo de texto. Necessitam ler e compreender o que visualizam e não apenas decodificarem signos da língua e a literatura nesse contexto aparece como contribuinte diante da formação dos novos leitores, por ser considerado instrumento que pode incentivar e desenvolver hábitos de leitura auxiliar para todas as áreas (disciplina).
Para tanto, o Projeto visa contar diversas atividades; dentre elas: varal de leitura, roda de leitura, dramatizações, pesquisas, Reconto da Literatura; Hora da novidade; bom dia coletivo; Oficinas.
Objetivo Geral:
Motivar os educadores do CEJA, responsáveis pela área de Literatura Infantil do Ensino Fundamental para que venham desenvolver práticas didáticas pedagógicas voltadas ao incentivo da leitura e interpretação de textos e gravuras literárias no espaço escolar. Bem como explorar adequadamente os livros de literaturas adotados pela escola de acordo com cada série.
Recursos e meios para execução:
Os livros selecionados são da Editora Positivo, obedecendo a série da criança.
- Para o 2º e 3º ano serão trabalhados os livros:
· I e II Unidades
Caraminholas de Barrigapé. Autor: Marcos Bagno. Ilustrações: Cris Eich. Editora Positivo, 2008.
· III e IV Unidades
A fiandeira de ouro. Autora: Sonia Junqueira. Ilustrações: Alexandre Camanho. Editora Positivo, 2008.
- Para o 4º e 5º ano serão trabalhados os livros:
· I Unidade
Pequenas Confissões. Autora: Georgina Martins. Ilustrações: Salmo Dansa. Editora Positivo, 2008.
· II Unidade
O Jogo das moradas pulsantes. Autor: Tadeu Pereira. Ilustrações: Rogério Coelho. Editora Positivo, 2008.
· III Unidade
________________________________________________________________________________________________________________________________
· IV Unidade
________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividades Sugeridas para o 2º e 3º anos
I unidade
· Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura
A professora fará fichas padronizadas para que cada criança pesquisa apenas uma palavra e leve para o varal de leitura. Assim durante a semana as crianças deverão ser incentivadas a consultarem as palavras pesquisadas para enriquecimento do seu vocabulário e socialização na semana posterior.
- Pesquisa em dicionário das seguintes palavras:
1- Caracol
2- Caramanchão
3- Carambola
4- Camelo
5- Caraminhola
6- Caramujo
7- Lesma
8- Centopéia
9- Louva-a-deus
10- Tatuí
11- Gastrópode
12- Risadagem
13- Brejo
14- Preconceito
15- Borboletear
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Caracol
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Caramanchão
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Carambola
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Camelo
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Caraminhola
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Caramujo
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Lesma
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Centopéia
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Louva-a-deus
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Tatuí
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Gastrópode
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Risadagem
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Brejo
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Preconceito
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Boboletear
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Atividade II
Unidades I e II: Varal de Leitura
A professora orientará a turma para que cada aluno leia em casa ou em momentos na própria escola as páginas por ela sugerida.
As páginas deverão ser as mesmas para todos os alunos, para que na roda de leitura todos socializem o que compreenderam.
As paginas ficarão assim estabelecidas para cada dia:
I Unidade
· Páginas 3 a 5
· Páginas 6 a 8
· Páginas 9 a 11
· Páginas 12 e 13
· Páginas 14 a 16
II Unidade
· Páginas 17 a 19 (Sendo que as p. 17 e 19, referem-se só à leitura de imagem)
· Páginas 20 a 22
· Páginas 23 (leitura de imagem) a 25
· Páginas 26 a 29
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade III
Unidade II: Leitura e Interpretação Individual
A professora criará questões abertas significativas a partir da Literatura: Caraminholas de Barrigapé, já explorada de diferentes formas a partir da Unidade I.
As crianças registrarão suas respostas e depois debaterão em sala de aula.
A professora avaliará as respostas individuais e coletivas registradas pelas crianças.
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade IV
Unidade II: Recriando e Reinventando
A professora orientará as crianças para que individualmente, recriem ou recontem a Literatura explorada.
Serão necessárias 4 (quatro) folhas de ofício verdes dobradas ao meio, perfazendo uma total de 16 páginas. Ou seja, 14, porque uma folha servirá de capa para o material.
A própria reproduzirá, colocará o nome do autor e ilustrador. E acrescerá o seu nome logo no final da página com o seguinte título:
RECRIAÇÃO: (Nome do aluno)
OU SEJA
AUTORIA: Marcos Bagno
ILUSTRAÇÃO: Cris Eich
RECRIAÇÃO: Nome do aluno
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade V
Unidade II: Lendo, Interpretando, Dramatizando.
A professora organizará uma dramatização com a turma, em cima da história.
Podem ser utilizadas caracterizações de personagens, fantoches, dedoches, avental, musicas, cartazes, dentre outros para culminância.
Vale ressaltar que a (s) atividade(s) escolhida (s), será socializada com toda a comunidade escolar, como Hora da Novidade, Bom dia Coletivo ou Hora do Conto.
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade I: Varal de Leitura
a) Lendo e Compreendendo o significado da imagem da página 8/ Registre a sua compreensão fazendo uso da escrita:
____________________________________________________
b) Olhe a gravura da página 7.
Pegue em sua casa, um sabonete ainda fechado que você, ou alguém da sua família costuma usar.
Observe o que está escrito na embalagem (em especial a fragrância) do sabonete.
Registre:
1- Qual a fragrância do sabonete que você pesquisou em casa?
___________________________________________________________________
2- Encontre em livros ou dicionário o significado da fragrância que você registrou na questão acima:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observação: A atividade I deverá ser exposta no varal de leitura para que cada aluno escolha uma diferente da sua para fazer a leitura individual e silenciosa. Pode se levada para casa.
No dia seguinte as atividades serão socializadas e todas as crianças se posicionarão expressando o registro do colega na atividade; já que não está mais com a sua produção e sim com a do outro (aluno).
A atividade possibilitará a identificação de semelhanças e diferenças entre os pensamentos e interpretações.
Observação: As demais atividades serão elaboradas pela educadora, com apoio da assessoria pedagógica.
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade II:
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade III:
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade IV:
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade V:
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade VI:
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade VII:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Recadinho


Glitter Text @ Glitterfy.com

UOL Notícias





Declaração Universal dos Direitos Humanos