quinta-feira, 22 de maio de 2014

COPA DO MUNDO 2014: RETROSPECTIVA



TRABALHO DE HISTÓRIA

ALUNO: FLÁVIO LUCAS /  4º ANO C

LINHA DO TEMPO DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL

Brasil campeão em:

1958/ 1962/ 1970/ 1994/ 2002

CAMPEÃO/ BICAMPEÃO/ TRICAMPEÃO/ TETRACAMPEÃO/ PENTACAMPEÃO

A ideia de criar um campeonato mundial de futebol surgiu em 1904, ano em que foi fundada a Federação Internacional do Futebol (Fifa), mas só foi concretizada em 1930, quando o Uruguai sediou a primeira Copa do Mundo.

 

1930: A seleção uruguaia derrotou a argentina pelo placar de 4 a 2, no Uruguai.


A primeira Copa do Mundo aconteceu em Montevidéu, no Uruguai.

Quatro países europeus e nove sul-americanos participaram da competição, vencida pelo dono da casa.

Nesse primeiro mundial a participação do Brasil foi um grande fiasco. Nossa seleção não passou da primeira fase.


1934: A Itália disputou com a Suécia. (Realizada na própria Itália).

Por falta de condições financeiras, a Suécia desistiu da briga. Com a escolha da Itália.
Nessa Copa realizada na Itália, o Brasil teve o mesmo fraco desempenho.

O Brasil foi eliminado pela Espanha logo na primeira fase da competição e ficou na 14ª posição – a pior participação do país na história das Copas.

A Copa do Mundo de 1934 contou com 16 equipes, classificadas em uma disputa preliminar entre 32 países.


1938: A Itália se sagrou bicampeã mundial ao vencer a Hungria, também por 4 a 2, na França.


O Brasil fez uma boa campanha na França e, pela primeira vez, o torneio mobilizou o país, que torcia acompanhando os jogos pelo rádio.
O Brasil foi o único país sul-americano a viajar para a França, terra natal de Jules Rimet, idealizador do torneio.

1942 e 1946: Não houve Copa do Mundo.

A Copa do Mundo não foi realizada nesses anos por causa da Segunda Guerra Mundial. Durante esse intervalo, o troféu conquistado em 1938 pela Itália ficou escondido em uma caixa de sapato embaixo da cama do então vice-presidente da Fifa, o italiano Ottorino Barassi. Em 1950, para celebrar a sobrevivência e o retorno do evento, o troféu de campeão foi renomeado de Taça Jules Rimet.

1950: Uruguai vence o Brasil no estádio do Maracanã.

 

O Brasil foi escolhido para sediá-la. Construiu então o maior estádio do mundo, o Maracanã, inaugurado na partida entre Brasil e México.

O Brasil começou ganhando, mas, aos 21 minutos do segundo tempo, o Uruguai igualou o placar, para pouco depois, aos 34 minutos, marcar o segundo gol e acabar com a esperança brasileira de conquistar seu primeiro título mundial. Os uruguaios conquistaram o bicampeonato e se igualaram à Itália em número de conquistas.


Por causa da Segunda Guerra Mundial, a competição ficou suspensa por 12 anos. Os países europeus ainda sofriam os efeitos do conflito e o Brasil foi a sede do evento. Jogando em casa, nossa equipe fez ótima campanha e chegou à final contra o Uruguai precisando apenas de um empate. Mas, em pleno Maracanã, diante de 200 mil torcedores, a seleção canarinho fracassou.

 

1954 – Alemanha vence Hungria por 3 a 2, na Suiça.

A Alemanha surpreendeu o mundo ao vencer a Hungria por 3 a 2, de virada, e conquistar seu primeiro título mundial.

Foi na Copa de 1954 que a seleção brasileira estreou sua famosa camisa amarela. Mas o país chamou a atenção na competição por um episódio negativo – brigas em campo e nos vestiários com os jogadores da Hungria, partida que mandou os brasileiros de volta para casa, derrotados por 4 a 2 pela favorita (o Brasil ficou na sexta posição).


1958: Brasil venceu a Suécia por 5 a 2, na própria Suécia.


Presente em todas as copas, o Brasil ganhou seu primeiro título na Suécia. Foram convocados Pelé, Garrincha e até Zagallo, antigo técnico da seleção.

Os brasileiros conquistaram a taça e a simpatia dos suecos. Depois da vitória, a seleção, famosa por sua simpatia fora do campo, percorreu o gramado com a bandeira do país anfitrião e recebeu cumprimentos efusivos do Rei Gustav IV.

1962: Brasil vence Tchecoslováquia, por 3 a 1, no Chile.

Brasil: Bicampeão

A grande campeã desta copa foi a Seleção Brasileira de Futebol que, como campeã da Copa anterior de 1958, não havia participado das eliminatórias pois já tinha vaga garantida. A seleção contou com muitos jogadores da Copa da Suécia, como Gilmar, Djalma Santos, Nílton Santos, Didi, Zagallo, Vavá, Pepe, Zito, Garrincha e Pelé. Na primeira partida do Brasil, o jogador Pelé, que neste ano viria a ser campeão mundial pelo Santos FC, marcou seu primeiro gol, mas se contundiu, não podendo continuar no campeonato; a partir deste ocorrido, muitos dizem que esta foi a "Copa de Garrincha", considerado pela maioria como o melhor jogador da Copa e o principal responsável pela conquista brasileira.

1966: Inglaterra vence a Alemanha, na própria Inglaterra.

 

http://guiadoscuriosos.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/11/1966_world-cup-wilie.jpg World Cup Willie (Inglaterra)

A Inglaterra chegou ao topo do mundo jogando em casa em 1966 depois de derrotar a Alemanha Ocidental em uma das finais mais emocionantes e polêmicas da história da Copa do Mundo da FIFA.

30 de julho de 1966 era mesmo o dia da Inglaterra.

O alemão Wolfgang Weber chegou a silenciar o estádio de Wembley ao marcar o gol de empate aos 44 minutos do segundo tempo, quando a torcida anfitriã já comemorava o título, depois dos gols de Hurst e Martin Peterzado a linha, mas o tento foi validado pelo auxiliar Tofik Bakhramov.


1970: Brasil vence Itália por 4 a 1, no México.

Brasil: Tricampeão.

http://guiadoscuriosos.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/11/image002.jpg Juanito Maravilla (México)

Na Copa no México, a primeira a ser televisionada em cores.

 

O Brasil se tornou o primeiro país a conquistar o tricampeonato.

 

Além de Pelé, que participava de seu quarto campeonato, a seleção exibiu craques como Jairzinho, Tostão, Gerson, Rivelino e Carlos Alberto.

Obs.: Por causa dos diferentes fusos horários entre o México e a Europa, decidiu-se que as partidas seriam realizadas ao meio-dia, para adequar sua exibição à programação das emissoras de TV europeias. O calor do México era ainda maior nesse horário e, ao lado da altitude elevada, houve muita preocupação em relação à condição física dos jogadores. Por isso, duas substituições por time passaram a ser permitidas. Outras novidades foram as estréias dos cartões amarelos e vermelhos.

 

1974: Alemanha Ocidental que conquistou o título em casa, vencendo a Holanda por 2 a 1.

http://guiadoscuriosos.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/11/tip_e_tap.jpg Tip & Tap (Alemanha Ocidental)

Obs.: Embora não tenha vencido a Copa do Mundo de 1974, o Brasil teve um importante papel no torneio, já que o brasileiro João Havelange tornou-se presidente da FIFA, sendo o primeiro não europeu a assumir o posto.

O mundo conheceu em 1974 a “Laranja Mecânica”, apelido dado à seleção da Holanda por conta da cor de sua camisa e da movimentação incansável de seus jogadores em campo. A equipe não disputava um mundial desde 1938, quando ficou na penúltima posição.

 

 

1978: Argentina vence a Holanda

http://guiadoscuriosos.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/11/1978_gauchito1.jpg Gauchito (Argentina)

Argentina empatou com a Holanda no tempo regulamentar. Venceu na prorrogação com mais dois gols e conquistou sua primeira Copa do Mundo.

Obs.: A Copa na Argentina gerou polêmicas que marcaram a história do mundial. As manifestações começaram antes mesmo do início do torneio. A Fifa enfrentou protestos, boicotes e pedidos para que a sede da competição fosse alterada, já que a Argentina vivia em plena ditadura militar. Mas o presidente da federação, João Havelange, manteve a realização do mundial no país sul-americano.

1982: Itália vence Alemanha por 3 a 1, na Espanha.

http://guiadoscuriosos.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/11/mascote-copa-do-mundo-1982.jpg Naranjito (Espanha)

A seleção brasileira que disputou a Copa de 1982, comandada por Telê Santana, se tornou célebre por contar com craques como Zico, Falcão, Sócrates, Júnior e Éder. Mas o time perdeu para a Itália nas quartas-de-final, por 3 a 2, ficando com a quinta colocação.

A partida final, entre Alemanha Ocidental e Itália, foi vencida por 3 a 1 pela “Azzurra”, que se igualou ao Brasil na conquista de três títulos mundiais.

 


1986: Argentina vence a Alemanha, no México.


  Vpo og/.;nhj. http://guiadoscuriosos.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/11/86.jpg Pique (México)

A seleção brasileira terminou o torneio em quinto lugar e viu sua rival Argentina conquistar o bicampeonato.

No jogo do título, os argentinos empatavam em 2 a 2 com a Alemanha.

1990: Alemanha venceu a Argetina de 1 a 0, na Itália.


http://guiadoscuriosos.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/11/ciao-italia-90.jpg Ciao (Itália)

Nessa Copa a Alemanha se igualou ao Brasil ao se tornar tricampeã.

A Alemanha Ocidental, depois de conquistar nos pênaltis a vaga na grande final, conquistou o tricampeonato.

 

1994: Brasil vence a Itália, nos Estados Unidos.


Brasil: Tetracampeão.


http://guiadoscuriosos.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/11/mascote-da-copa-1994.jpg Striker (Estados Unidos)

A Copa de 1994 mostrou-se um sucesso: obteve o recorde de mais de 3,5 milhões de espectadores (mais de 68 mil por partida, em média).

Duas notícias negativas marcaram o campeonato. A primeira envolveu Diego Maradona, que foi pego em exame antidoping e foi obrigado a abandonar os gramados.

A segunda foi a morte do colombiano Andres Escobar. Autor do gol contra que desclassificou a Colômbia, na partida contra os EUA, o zagueiro foi assassinado em seu país depois de se envolver em uma discussão com torcedores revoltados com a eliminação.

Nas quartas-de-final, na partida contra a Holanda, o brasileiro Bebeto dedicou seu gol ao filho recém-nascido, num gesto que depois se popularizou: os braços, unidos, balançando como se estivessem segurando um bebê.

O Brasil chegou à final para disputar o título com a Itália – ambas as seleções buscavam o tetracampeonato. Depois do tempo regulamentar sem gols, a partida foi disputada nos pênaltis e terminou quando o principal destaque da Itália, Roberto Baggio, errou o gol. O Brasil se tornou o primeiro tetracampeão mundial.

 

1998: França vence o Brasil, na própria França.


O Brasil chegou à final, mas perdeu para a França, pais-sede do torneio.

http://guiadoscuriosos.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/11/footix-franca-copa-98.jpg Footix (França)

Com 32 seleções participando da competição, a Copa do Mundo de 1998 foi a maior realizada até então.


Os anfitriões do evento chegaram à sua primeira final de Copa do Mundo e enfrentaram o Brasil, comandado por Mário Zagallo.

A seleção brasileira entrou em campo abalada – o atacante Ronaldo, grande destaque até então, teria tido uma convulsão pouco antes da partida, mas ainda assim foi escalado.

O Brasil acabou perdendo por 3 a 0, e a França conquistou sua primeira Copa do Mundo.



2002: Brasil vence a Alemanha


Brasil: Pentacampeão



Essa Copa foi realizada no Japão e na Coreia do Sul, sob comando do técnico Luiz Felipe Scolari, o time saiu invicto da competição, conquistando o pentacampeonato.

http://guiadoscuriosos.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/11/ato-nik-kaz-coreia-japao-copa-2002.png Kaz, Ato e Nik (Coreia do Sul e Japão)

A Copa do Mundo de 2002 foi a primeira realizada no continente asiático e em dois países consecutivamente e teve como destaques a própria Coreia do Sul e a Turquia.

A edição asiática da Copa do Mundo foi a oportunidade para o atacante Ronaldo dar a volta por cima depois do ocorrido na França. Foram dele os únicos dois gols na final contra a Alemanha.

O jogador marcou oito gols durante a Copa, perdendo apenas para os dez gols de Gerd Mueller pela Alemanha Ocidental nos jogos de 1970, no México.

A seleção brasileira, comandada por Luiz Felipe Scolari, o “Felipão”, ganhou todas as partidas disputadas no torneio de 2002 e teve o melhor ataque da competição (18 gols). Com esses números, conquistou o pentacampeonato e se tornou o único país a se sagrar campeão nos três continentes que já realizaram uma Copa do Mundo – Europa, América e Ásia.

 

 





2006: Itália vence a França de 5 a 3, na Alemanha.

A Itália, que conquistou o tetracampeonato.


http://guiadoscuriosos.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/11/images.jpg Goleo VI (Alemanha

Essa Copa do Mundo, contou com cerca de 3 milhões de torcedores presentes nos jogos, a imagem mais marcante não foi positiva: na partida final, o capitão francês Zinedine Zidane deu uma cabeçada no italiano Marco Materazzi e foi expulso do jogo.

O Brasil terminou a competição em quinto lugar, com Ronaldo marcando seu 15º gol numa Copa do Mundo, a maior marca já atingida por um jogador.


2010: A Espanha vence a Holanda por 1 a 0, na África do Sul.

Tornou-se, pela primeira vez na História, campeã mundial.

http://guiadoscuriosos.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/11/zakumi.gif Zakumi (África do Sul)

A Espanha fica com a taça até essa Copa do Mundo de 2014, quando o troféu será repassado para o próximo campeão.

O presidente da FIFA, Joseph S. Blatter, deu uma declaração significativa sobre o homem que desempenhou um papel tão fundamental na criação da África do Sul moderna. "Esta Copa do Mundo teve uma força especial e está ligada à história de liberdade e à história de um homem.

2014: Copa a realizar-se no Brasil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Recadinho


Glitter Text @ Glitterfy.com

UOL Notícias





Declaração Universal dos Direitos Humanos