terça-feira, 29 de julho de 2014

Diagnóstico Leitura e Escrita

 

ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO: RAYLENE RÊGO/ 2014



 

ATIVIDADE: DIAGNÓSTICO DE LEITURA E ESCRITA

 

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

O diagnóstico de Leitura e Escrita em diferentes momentos do ano letivo permite ao professor identificar os níveis de desenvolvimento das crianças para que sejam planejadas ações e atividades que as ajude a avançar no que for necessário, bem como direcionar seu trabalho pedagógico.

Nesse momento de avaliação diagnóstico, o professor educador, deve criar um momento de tranquilidade para que a criança se sinta segura e assim demonstre através da sua escrita a ligação entre o que consegue lê.

O diagnóstico de leitura e escrita se dará na Escola Modelo Infantil, com as crianças a partir de 3 anos, atendendo até o 5º ano.

 

OBJETIVO
Identificar o domínio de cada aluno em relação aos padrões da linguagem escrita.

Orientações

É importante conhecer os níveis de Leitura e Escrita:

 

  • HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA

 

  • HIPÓTESE SILÁBICA:

 

  • HIPÓTESE ALFABÉTICA

 



Podem ser utilizadas:

 

  • Letra bastão, Letra cursiva ou alfabeto móvel

 

  • As palavras precisam fazer parte do conhecimento do aluno, não significa que devem ser trabalhadas palavras do seu dia a dia, mas que o aluno se interesse.

 

  • Palavras: polissílaba, trissílaba, dissílaba e monossílaba: Ditado

 

Atenção:

  • As palavras devem ser escritas uma embaixo da outra.

 

  • Utilizar sulfite para realização das atividades, sem linhas ou margem, para que o aluno sinta-se livre.

 

  • Incentivar a criança a produzir, a participar da atividade diagnóstica, encorajando-a caso esteja com receio ou por dizer que não sabe ou não consegue.

 

  • Registrar datas das avaliações diagnósticas

 

  • Ter cuidado com a escrita a ser apresentada a criança, ou seja, evitar o convencional para que aluna não esteja fazendo parte de uma atividade de reprodução e cópia do que já pratica em suas atividades de sala e sim criar situações que levem o aluno a avançar, a valorizar o seu conhecimento e o que é capaz de conseguir.

 

  • Levar em consideração os alunos com deficiências de aprendizagem, com transtornos, com necessidades de atendimento especial, problemas mentais. Adequando a avaliação a sua realidade.

 

  • Envolver a família em caso de alunos que apresentem mais dificuldades, para que as duas instituições apoiem a criança e assim se desenvolva.

 



O que observar diante do processo diagnóstico:

·         Troca letras: ("c"/"ç", "c"/"qu", "r"/ "rr", "s"/"ss", "g"/"gu", "m"/"n") – (c"/"ç"/"s"/"ss"/"x", "s"/"z", "x"/"ch", "g"/"j")

·         Desconhece as regularidades contextuais do sistema ortográfico: c"/"ç", "c"/"qu", "r"/ "rr", "s"/"ss", "g"/"gu", "m"/"n"

·         Representar sílabas cuja estrutura seja diferente de consoante-vogal.

·         Apresenta erros por interferência da fala na escrita em fim de palavras.

·         Desconhece as múltiplas representações do mesmo som: c"/"ç"/"s"/"ss"/"x", "s"/"z", "x"/"ch", "g"/"j")

·         Demonstra problemas na representação da nasalização ("ã"/"an").

·         Troca as consoantes surdas (produzidas sem vibração das cordas vocais, como "p" e "t") e sonoras (com vibração das cordas, como "b" e "d").

·         Apresenta dificuldade com as regras básicas de concordância nominal e verbal da língua.

·          Não emprega a vírgula em frases.

·         Não faz uso no texto: de margens, parágrafos, títulos, cabeçalhos de acordo com as convenções.

·          Não segmenta: o texto em parágrafos/ o texto em frases usando letras maiúsculas e ponto (final, interrogação, exclamação).

·         Transforma o desfecho da história.

·         Usa marcadores temporais.

·         Evidencia a relação entre os personagens da história.

Atendimento Especializado para deficiência intelectual e Flexibilidade com o nível e idade da criança:

Para as crianças que não dominam a leitura por conta da idade ou por deficiência intelectual, cabe ao educador explorar outros instrumentos, meios e ferramentas, tais como: fábulas e contos orais, leitura de cenas e gravuras ou seja, explorar bastantes os textos ilustrados.



ESCOLA MODELO INFANTIL

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO ALUNO: Leitura e Escrita

Apoio Psicopedagógico: Raylene  Rêgo

1ºANO

 ALUNO (A):_____________________________________DATA:______________

http://2.bp.blogspot.com/-ZCyxJbmkC0g/UCsiPuWtEQI/AAAAAAAAdBY/DxWkSxLVhQw/s320/Folclore%25252525201.jpg

 

http://4.bp.blogspot.com/-kSUOZKBC7EE/UCsiSkcKuwI/AAAAAAAAdBw/FjBL2yDoJLI/s320/Folclore%25252525203.jpg


ESCOLA MODELO INFANTIL

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO ALUNO: Leitura e Escrita

Apoio Psicopedagógico: Raylene  Rêgo

1º ANO

ALUNO (A):_____________________________________DATA:______________

Com ajuda da professora, realize a atividade a seguir:

http://3.bp.blogspot.com/-Y1kjUwGRe8c/Uu8AVXB3wfI/AAAAAAAAGJg/19Octc1-xhk/s1600/atividades_educativas_alfabetizacao_cada_figura_possui_um_numero_relacione_o_numero_a_figura.jpg


ESCOLA MODELO INFANTIL

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO ALUNO: Leitura e Escrita

Apoio Psicopedagógico: Raylene  Rêgo

2º ANO

ALUNO (A):_____________________________________DATA:______________

leitura e interpretacao de texto

DIFICULDADES APRESENTADAS:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________www.raylenerego.blogspot.com

 

ESCOLA MODELO INFANTIL

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO ALUNO: Leitura e Escrita

Apoio Psicopedagógico: Raylene  Rêgo

2º ANO

ALUNO (A):_____________________________________DATA:______________

 

http://2.bp.blogspot.com/-YzYl8wOZ26g/ToaML1NGqOI/AAAAAAAAaOg/vTreIEPljk4/s1600/2-758187.png 


 

ESCOLA MODELO INFANTIL

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO ALUNO: Leitura e Escrita

Apoio Psicopedagógico: Raylene  Rêgo

2º ANO

ALUNO (A):_____________________________________DATA:______________

http://3.bp.blogspot.com/-XPM-6UV9yi8/Uu8AViaSefI/AAAAAAAAGJk/4T8zt4CvMBQ/s1600/atividades_educativas_alfabetizacao_ligue_as_figuras_ao_seu_nome.jpg


ESCOLA MODELO INFANTIL

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO ALUNO: Leitura e Escrita

Apoio Psicopedagógico: Raylene  Rêgo

3ºANO

DATA:______________________

Com ajuda da professora, leia o texto a seguir:

 

http://4.bp.blogspot.com/_4KmFGCCYfYw/SeO-2N1qW3I/AAAAAAAANjk/lYquFsfhX48/s400/Letra+J+-+Joana+a+Joaninha.jpg 

DIFICULDADES APRESENTADAS:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 


 

 

ESCOLA MODELO INFANTIL

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO ALUNO: Leitura e Escrita

Apoio Psicopedagógico: Raylene  Rêgo

3ºANO

DATA:______________________

Como estou escrevendo?

Registre no espaço abaixo, algumas palavras do texto lido, que serão ditadas pela professora:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIFICULDADES APRESENTADAS:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


ESCOLA MODELO INFANTIL

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO ALUNO: Leitura e Escrita

Apoio Psicopedagógico: Raylene  Rêgo

3º ANO

ALUNO (A):_____________________________________DATA:_____________

http://2.bp.blogspot.com/-kn-myXsMfYw/Uu8AVldZnyI/AAAAAAAAGJo/4G5mKph14O8/s1600/atividades_educativas_alfabetizacao_relacione_as_figuras_ao_seu_nome.jpg


ESCOLA MODELO INFANTIL

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO ALUNO: Leitura e Escrita

Apoio Psicopedagógico: Raylene  Rêgo

4º ANO

ALUNO (A):_____________________________________DATA:______________

http://www.sol.eti.br/a/portugues/joaninha.gif Dona Joaninha:

Olá, eu sou a Dona Joaninha, tenho seis patinhas que me levam  por aí.

Na minha cabeça tenho duas antenas para sentir o cheiro e gosto das coisas. 

Minha comida preferida são outros insetos, alguns destes insetos que servem para me alimentar fazem mal às plantas.

Por isso muitos agricultores, aquelas pessoas que plantam e colhem, acham que eu sou benéfica, pois eu ajudo a diminuir o número de pragas e as plantinhas crescem felizes e dão muitos frutos.

Eu posso viver até cento e oitenta dias, cerca de seis meses, mas não sei se vou viver tanto assim, é que tem muito agricultor e até mesmo nas casas das pessoas, que passam veneno nas plantas, os chamados agrotóxicos, para matar os insetos que prejudicam as plantas e eu, que não faço mal a ninguém, acabo morrendo também.

Eu acho que não deveriam usar tanto veneno assim, eu e muitos outros insetos amigos meus, ajudam a acabar com várias pragas.

Os agricultores podiam nos contratar para acabar  com os inimigos das plantas, ia ser melhor para todo mundo, inclusive para o próprio ser humano,  já que não ia ter veneno na comida que ele come. 

Mas já que isso nem sempre acontece, é bom lavar muito bem todas as verduras antes de comer, isso para ninguém correr o risco de ficar doente ou intoxicado.

Copyright ©  www.sol.eti.br


 

ESCOLA MODELO INFANTIL
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO ALUNO: Leitura e Escrita
Apoio Psicopedagógico: Raylene  Rêgo
4º ANO
ALUNO(A):_____________________________________DATA:______________
De acordo com o texto lido: Dona Joaninha responda as questões abaixo.
 
É só ler a frase e escrever a resposta na caixinha que tem em baixo de cada pergunta. Cada resposta é composta de apenas uma palavra.
.
1) Qual é o nome do inseto descrito no texto?

.
2) Quantas patas a joaninha tem?

.
3) Onde ficam as antenas da joaninha?

.
4) Qual é a comida preferida da joaninha?

.
5) Até quantos meses a joaninha pode viver?

.
6) Como são chamados os venenos que os agricultores passam nas plantas?

.
7) Para diminuir os riscos de alguém ficar doente, o que é necessário fazer com as verduras antes de comer?
                                    Copyright ©  www.sol.eti.br
DIFICULDADES APRESENTADAS:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
www.raylenerego.blogspot.com

ESCOLA MODELO INFANTIL

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO ALUNO: Leitura e Escrita

Apoio Psicopedagógico: Raylene  Rêgo

5º ANO

ALUNO (A):_____________________________________DATA:______________

http://www.sol.eti.br/a/portugues/borboleta.gifDona Borboleta:

Olá, eu sou a Dona Borboleta, possuo duas antenas e também duas asas.

Meu tempo de vida é mais ou menos de duas semanas.

O que eu mais gosto de fazer é voar sem rumo, procurando néctar para me alimentar.

O néctar que é o alimento que eu mais gosto existe nas flores, é por isso que eu fico sempre voando e procurando uma flor cheia de comida para eu encher minha barriguinha.

Nestas minhas viagens constantes em busca de alimento, eu ajudo as plantinhas a se reproduzirem, cada vez que eu pouso em uma flor, um pozinho bem fininho gruda no meu corpo, e quando eu vou para a outra flor eu levo esse pozinho comigo, deixando ele lá, esse pozinho é chamado de pólen e isso que eu faço é chamado de polinização.

Existem outros bichinhos que também fazem isso, como as abelhas, os pássaros e até o vento pode levar o pólen de uma planta para outra.

Não sei como as plantas iriam se virar sem nós, mas na natureza tem solução para tudo. Pena que o ser humano não ajuda muito, destrói as florestas que é a minha casa e de milhares de outras espécies, enche o ar de fumaça, joga esgoto nos rios e faz outras coisas ruins, prejudicando todos nós.

Imagine só, tem ser humano que me caça, espeta alfinetes em meu corpo e faz quadros para pendurar na parede e acha lindo, queria ver se espetassem o corpo deles, o que eles iriam dizer. 

A melhor forma de me admirar e a todas as criaturas da natureza é tirando uma fotografia, hoje em dia até celular tira foto. Por que então machucar outro ser vivo?                            

                                                  Copyright © www.sol.eti.br/ www.raylenerego.blogspot.com

ESCOLA MODELO INFANTIL

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO ALUNO: Leitura e Escrita

Apoio Psicopedagógico: Raylene  Rêgo

5º ANO

ALUNO (A):_____________________________________DATA:______________

 

De acordo com o texto lido: Dona Joaninha responda as questões abaixo.

 

É só ler a frase e escrever a resposta na caixinha que tem em baixo de cada pergunta. Cada resposta é composta de apenas uma palavra.
.
1) Qual é o nome do inseto descrito no texto?

.
2) Quantas antenas a borboleta tem?

.
3) O que a borboleta gosta de fazer sem rumo?

.
4) Qual é a comida preferida da borboleta?

.
5) Até quantas semanas uma borboleta pode viver?

.
6) Como é chamado o processo de transferência de pólen de uma flor para outra?

.
7) Qual é o equipamento tecnológico mencionado no texto que também tira fotos?


DIFICULDADES APRESENTADAS:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________                   Copyright © www.sol.eti.br/ www.raylenerego.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Recadinho


Glitter Text @ Glitterfy.com

UOL Notícias





Declaração Universal dos Direitos Humanos