sexta-feira, 22 de agosto de 2014

INTERDISCIPLINARIDADE: Raylene Rêgo

: INTERDISCIPLINARIDADE


AVALIAÇÃO

 
 O construtivismo é uma teoria da aprendizagem que apresenta o conhecimento como fruto da influência entre o indivíduo e o meio. Nessa teoria o papel do sujeito é fundamental na construção do conhecimento. Assim, o construtivismo tem tudo a ver com a interdisciplinaridade.Ter notas ou conceitos como explicação do rendimento do aluno e validar uma decisão de aprovação ou não, sem que seja estudado o processo de ensino aprendizagem, as situações apresentadas para motivar a aprendizagem do aluno, a relevância deste resultado na seqüência de estudos, é, sobretudo, tornar o processo avaliativo simplificado, restringindo as possibilidades de professores e alunos tornarem-se detentores de maiores conhecimentos sobre aprendizagem.
O valor da avaliação está no fato do aluno poder tomar conhecimento de seus avanços e dificuldades. Assim, quando o aluno é desafiado a superar suas dificuldades, se sente motivado a progredir na construção dos conhecimentos.
Neste trabalho, a avaliação deverá verificar a aprendizagem, sua evolução, a importância dos conhecimentos prévios, bem como o caminho que o aluno percorreu até chegar ao novo conhecimento, verificando a concretização do conteúdo no cotidiano. Em outras palavras, a avaliação deve ajudar a consolidar a confiança do aprendiz, dar assistência e informação útil sobre as etapas vencidas e as dificuldades encontradas e alimentar o diálogo. “O importante não ‘é fazer como se’ cada um houvesse aprendido, mas permitir a cada um aprender”. (Perrenoud, p. 165, 1999)Raylene Rego. Avaliação. Encontrado em: http://raylenerego.blogspot.com/2009/08/avaliar-para-que.html, acesso em 3 de julho de 2010.

 
 
Webquest elaborada por ROSIANY com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Recadinho


Glitter Text @ Glitterfy.com

UOL Notícias





Declaração Universal dos Direitos Humanos