terça-feira, 17 de março de 2015

Ensinar a Paz

 

Ensinar a Paz: Ensaio sobre educação emocional e social

Autor: João Roberto de Araújo
 
Fluir e fruir são palavras que condensam a essência deste livro. Viver como o rio que flui mansamente, cujas águas contornam as pedras e aplacam a sede dos homens. Despertar a criança para a fruição da vida. Habilitá-la para desfrutar o prazer do encontro afetuoso e coerente com os seus irmãos. Conhecer o medo, a raiva, a inveja, a melancolia, o ciúme, a fim de aprender a lidar com essas emoções e, então, edificar a autonomia emocional. Inspirar a bondade, a empatia, a felicidade no ser humano.
Ensinar a Paz - Ensaio sobre Educação Emocional e Social inspira o leitor a viver em nobre harmonia com seus iguais, a alimentar e solidificar sua autoestima e a de suas crianças, por meio da educação das emoções. O homem do século XXI desafia o tempo. Sustentado pela ciência, ele chega aos 100 anos com saúde. Tem acesso à informação de qualquer parte do mundo, em tempo real. Sobrevoa oceanos, viaja em trem-bala e pode, assim, tocar outras realidades, numa rapidez que causaria vertigem ao homem do século XV. Mas atravessou tantos desertos íntimos, sofreu muitas penas decorrentes de desencontros e violências. Holocaustos, sacrifícios, sombra.
Esse mesmo homem, na roupagem de renovadas gerações, deseja a harmonia interior, a oportunidade de gozar alegrias, repouso, silêncio. E segurança. Para isso, é preciso conquistar a paz, desafio maior de sua existência. Ensinar a paz é educar os homens para as emoções, proposta de João Roberto de Araújo, ombro a ombro com muitos pacifistas contemporâneos.

João Roberto de Araújo

 
                    
  • Mestre em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP.
  • Professor visitante no Centro de Mudanças Educacionais da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara – EUA em 1998.
  • Estudioso da cultura grega antiga e ex-professor de mitologia na Faculdade de Psicologia da Universidade de Ribeirão Preto/SP.
  • Fundador e organizador do Programa Cultural Prometheus.
  • Fundador e orientador da Inteligência Relacional.
  • Orientador de programas de desenvolvimento de cultura de paz e não violência em vários municípios brasileiros.
  • Autor dos livros "Liga Pela Paz" para alunos do ensino fundamental.
  • Autor do livro "Educação emocional e social - um diálogo sobre Arte, Violência e Paz".
  • Autor do livro "Liga Pela Paz: Educando para as Emoções – A Teoria na Prática".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Recadinho


Glitter Text @ Glitterfy.com

UOL Notícias





Declaração Universal dos Direitos Humanos