sexta-feira, 20 de março de 2015

Fichas de Leitura x Diagnósticos de Leitura e Escrita



 

ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: RAYLENE RÊGO

 

ATIVIDADE: DIAGNÓSTICO DE LEITURA E ESCRITA


AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

O diagnóstico de Leitura e Escrita em diferentes momentos do ano letivo permite ao professor identificar os níveis de desenvolvimento das crianças para que sejam planejadas ações e atividades que as ajude a avançar no que for necessário, bem como direcionar seu trabalho pedagógico.

Nesse momento de avaliação diagnóstico, o professor educador, deve criar um momento de tranquilidade para que a criança se sinta segura e assim demonstre através da sua escrita a ligação entre o que consegue lê.

OBJETIVO
Identificar o domínio de cada aluno em relação aos padrões da linguagem escrita.

Orientações

É importante conhecer os níveis de Leitura e Escrita:


  • HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA
 

  • HIPÓTESE SILÁBICA:
 

  • HIPÓTESE ALFABÉTICA



Essas foram elaboradas pela professora Eleúzia .
Barueri, São Paulo.


Outras Sugestões que já vivenciei com meus alunos:







Caderninho Leitura Divertida sílabas simples
             


Detectando Níveis de Escrita

Por: Raylene Rêgo. Pedagoga. Especialização em Interdisciplinaridade. Pós Graduada em Pedagogia Social. Psicopedagoga Institucional. Mestranda em Teologia.


 

Todo ser humano passa por mudanças nos mais diferentes aspectos: afetivo, motor, cognitivo intelectual...

...No processo de aprendizagem formal esses aspectos são estimulados despertados e trabalhados de maneira sistematizada e intencional, sendo que, um dos maiores incentivos, é em prol das habilidades da leitura e escrita, que por sua vez dependem diretamente de tantos outros fatores e aspectos do desenvolvimento.

O processo de leitura, escrita, interpretação e a habilidade de compreensão são fator primordial na educação formal, pois dele depende o desenvolvimento de todas as demais áreas e matrizes curriculares.

Contudo, o problema mais evidente no processo educacional, é justamente “a deficiência na leitura e na escrita”.

Nós educadores temos uma tarefa árdua diante desse processo. Precisamos compreender as etapas que compõem o desenvolvimento da leitura e da escrita, além de pesquisarmos fundamentações que enriqueçam a ação pedagógica. É imprescindível nesse contexto, aplicar a "psicogênese da língua escrita" e identificar o nível em que a criança se encontra. Para tanto, podemos recorrer aos estudos de Emilia Beatriz María Ferreiro Schavi psicóloga e pedagoga argentina, radicada no México, doutora pela Universidade de Genebra, pesquisadora-assistente de Jean Piaget e autora da "psicogênese da língua escrita".

Como educadores devemos levar em consideração os fatores que interferem positva e negativamente o desempenho e desenvolvimento da criança, considerando o seu nível de maturação e de prontidão enquanto ser que aprende, para então procurar assessorar, mediar, estimular o processo de construção de maneira que o “erro” não seja supervalorizado, mas sim, indício de que estão ocorrendo tentativas, que está se caminhando para o acerto.

"Um dos maiores danos que se pode fazer a uma criança é levá-la a perder a confiança em sua própria capacidade de pensar." (Nova Escola nº 28).

 

 

 

 

De maneira simples, evidencio os Níveis de Escrita Infantil:



Pré-silábico:
identificado pelos rabiscos ou garatujas.

 

Nesse nível, as letras não têm significado para a criança.

 

Ao ser solicitado para escrever palavra mala por exemplo, a criança irá representá-la através do desenho de uma mala, ou qualquer rabisco ou garatuja, a depender do se nível de maturidade e prontidão.

 

 

Sugestão de atividades

 

Alfabeto móvel

Conto e Reconto oral e representativo (escrito: desenho ou rabiscos- garatujas)

Produção de Textos

Desenhos e escrita livres

Identificação do próprio Nome

Músicas

Leituras diversas em sala de aula

 

 



Silábico:
noção de letras

 

·         sem valor sonoro: aqui a criança identifica uma letra como sendo uma sílaba, sem o critério do som, apenas uma letra qualquer.

Exemplo: CABELO = MTV

 

·         Silábico com valor sonoro: aqui a criança identifica uma letra como sendo uma sílaba, porém, utiliza letras que pertencem a palavra.

 

Exemplo: CABELO = AEO ou  CBL - -CEO - ABL

 

 

Sugestão de atividades

 

Alfabeto móvel

Conto e Reconto oral e representativo escrito: desenho acompanhado da escrita

Produção de Textos: parlendas, trava-línguas, cantigas de roda, poemas, músicas

Desenhos e escrita livres

Identificação das letras que compõem o próprio Nome

Leituras diversas em sala de aula

Identificar letras e sílabas em textos que já conhece

Cruzadinha e caça palavras com banco de palavras

Textos lacunados

Dicionário ilustrado

Ditado e listagem com auxílio de gravuras

 

 

Silábico alfabético: início da noção silábica.

 

Exemplo: Na escrita da palavra CABELO a criança escreve: CABEO ou CBLO

 

Sugestão de atividades

 

Alfabeto móvel

Conto e Reconto oral e representativo escrito: desenho acompanhado da escrita

Produção de Textos: parlenda, trava-línguas, cantigas de roda, poemas, músicas de acordo com a maturação e prontidão da criança

Desenhos e escrita livres

Identificação das letras que compõem o próprio Nome

Leituras diversas em sala de aula

Identificar letras e sílabas em textos que já conhece

Cruzadinha e caça palavras com banco de palavras

Textos lacunados

Dicionário ilustrado

Ditado e listagem com auxílio de gravuras

Trabalhar sons das letras e palavras com a mesma fonética

 




Alfabético:

 início da escrita alfabética, mesmo que acompanhada de erros ortográficos.

 

Exemplo: Na escrita da palavra Chuchu a criança escreve: XUXU

                                                CABELO a criança escreve: KABELO

                                             CACHORRO a criança escreve: CAXORRO

 

Sugestão de atividades

 

Alfabeto móvel

Conto e Reconto oral e representativo escrito: desenho acompanhado da escrita

Produção de Textos: parlenda, trava-línguas, cantigas de roda, poemas, músicas de acordo com a maturação e prontidão da criança

Desenhos e escrita livres

Identificação das letras que compõem o próprio Nome

Leituras diversas em sala de aula

Identificar letras e sílabas em textos que já conhece

Cruzadinha e caça palavras com banco de palavras

Textos lacunados

Dicionário ilustrado

Ditado e listagem com auxílio de gravuras

Trabalhar sons das letras com mesma fonética 

Ordenar letras, textos, sílabas

Diferenciar e produzir letras cursivas, bastão, imprensa

Pontuação

Palavras maiúsculas e minúsculas

 

OBSERVAÇÃO: Para a identificação do nível de escrita, é necessário aplicar o processo de leitura e escrita e vice versa, com o intuito de detectar se a criança está compreendendo a sua produção, ou seja, identificar o nivel de maturação e prontidão.

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