sábado, 13 de junho de 2015

Coordenação Motora Fina e Grossa

Para Pedagogo, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional


Diferença entre a coordenação motora fina e a grossa


Escrito por sara janis | Traduzido por fatima mesquita 
Encontrado em
Diferença entre a coordenação motora fina e a grossa
A coordenação motora fina nos permite segurar um lápis
Gabriel Barrera Correa dos Santos/Demand Media
As habilidades motoras são os movimentos que usamos para carregar, empurrar ou carregar coisas. Nossa mente informa ao corpo para que ele se conecte às necessidades espaciais do nosso entorno de modo que o nossos músculos e ossos possam completar suas tarefas. Ter uma boa coordenação motora significa praticar, ensinar e imitar. Todos nós precisamos que as coordenações motoras fina e grossa trabalhem em conjunto para a criação dos nossos movimentos. E a diferença entre uma e outra depende das habilidades necessárias para uma determinada tarefa.

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Capacidade motora fina

Gabriel Barrera Correa dos Santos/Demand Media

Nossa capacidade motora fina nos permite usar os pequenos músculos do nosso corpo. Escrever, coordenar os movimentos das mãos e dos olhos, criar peças de arte, mover olhos e lábios são exemplos de habilidade motora fina. Pegar uma pequena folha do chão com os dedos também é um uso dela. O mesmo acontece com a montagem de um quebra-cabeça ou quando alguém brinca com tijolinhos de construção — o que envolve também a nossa capacidade motora visual. Qualquer coisa que fazemos coordenando olhos e mãos tem a ver com essa capacidade motora fina, como usar um lápis, inclusive para desenhar.

Capacidade motora grossa

Gabriel Barrera Correa dos Santos/Demand Media

Na nossa infância, a coordenação motora grossa é a primeira coisa que conseguimos realizar. Sentar, usar os braços, pernas e pés, andar e correr são exemplos disso. Rolar morro abaixo, empurrar um velocípede... Toda vez que usamos grandes músculos, o nosso corpo todo ou várias partes dele ao mesmo tempo, estamos colocando em ação a nossa capacidade motora grossa. Por isso o tônus muscular é fundamental para exercê-la. Se o corpo reage de maneira muito constrita, os movimentos saem estranhos ou desconectados. Se ele reage de modo muito solto, os movimentos parecem lentos e é preciso usar mais força para realizá-los.

Músculos interconectados

Gabriel Barrera Correa dos Santos/Demand Media

A diferença entre esses dois tipos de capacidade motora está na função dos músculos, mas a verdade é que precisamos das duas funções para fazer qualquer coisa. Chegar até o filtro para pegar um copo de água requer o uso dos músculos da coordenação motora grossa para a caminhada até o filtro, enquanto o ato de pegar o copo é um resultado desses grandes músculos comunicando aos músculos pequenos para que eles, de fato, peguem o copo. Se você estiver tendo problemas espaciais, não conseguirá pegar o copo. Se estiver com dificuldades em relação à coordenação motora grossa, não conseguirá esticar o braço.

Fatores que afetam o desenvolvimento motor

Gabriel Barrera Correa dos Santos/Demand Media

A força muscular, a flexibilidade e a coordenação determinam a nossa capacidade motora. Se há um problema de desenvolvimento, ele afetará a sua capacidade de completar tarefas. Um pé chato pode ser responsável por um andar estranho. E quem tem problemas de equilíbrio não conseguirá andar de bicicleta.






Atividades para Coordenação Motora Fina

Encontrados em
 http://psicopedagogasueli.blogspot.com.br/2013/10/atividades-para-coordenacao-motora-fina.html

Rastreamento é uma técnica simples para ajudar as crianças na coordenação motora fina. A técnica trabalha as habilidades motoras finas como a coordenação olho-mão e o início escrita.

A técnica é bastante simples. Você deve dar a cada criança pelo menos três cores diferentes de lápis de cor para formas, números e letras de forma para realização da técnica de rastreamento.


Técnica rastreamento da primeira letra do nome do aluno com ajuda do pontilhado.

As crianças começam por traçar com o dedo

Em seguida, as crianças usam uma cor de lápis e traçar os contornos. Em seguida, as crianças usam a segunda cor para rastreá-lo novamente. Em seguida, eles usam a cor de terceiros para traçar os contornos mais uma vez.
-Separar objetos pequenos por cores.trabalhar o movimento pinça fina com o dedo indicador e polegar

- objetos pequenos para trabalhar movimentos finos.Treinar os números e associar a quantidade.


- Trabalhar os movimentos finos como alinhavo,tecelagem (com a tela talagarça) ou uma cesta com fita ou emborrachado.

- Trabalhar força dos dedos indicador e polegar (abrir/fechar o pregador de roupa) para pegar objetos pequenos como bolinhas de pompom ou algodão.Mão dominante (destro ou canhoto)não tem necessita os dois lados apenas a de preferência manual do aluno.

Cartelas plastificada de pontilhados (passar o dedinho em cima,tinta ou canetinha)

Colorir com canetinha,giz de cera ou

tinta moldes vazados
Placas de madeira com as letras do alfabeto(passar o dedinho ou palitinho com imã)

Alinhavo com canudinho

Brincadeiras com receitas de massinha caseira


Brincadeiras com Massinha e contornar as cartelas plastificadas com as figuras geométricas e depois pode fazer cartelas de letras,números ou desenhos.

Teste a sua destreza dos dedos virando um "flipper" em uma caixa

Fortalecimento dos dedos para abrir o elástico é colocar ao redor da bola.Trabalha o planejamento motor, olho-mão, e atividade integração bilateral.

Coordenação olho-mão proporcionando maior força da mão e feedback proprioceptivo. Estas duas grandes bolas de ventosa usando um movimento fácil espremer.



Melhorar a coordenação bilateral e fortalecer os ombros.usar a força da mão e no planejamento motor para empurrar de volta ao tamanho original.Dica:o sifão sanfonado realiza o mesmo tipo de exercicio do brinquedo acima.

Jogo de dados de borracha são fáceis de ver, pegar e jogar.

Jogo de dados em duas mãos e sacudi-los para promover a coordenação bilateral, o desenvolvimento dos arcos palmar da mão.

Confeccionar um pião enquanto ela gira, incentiva o acompanhamento visual e coordenação motora fina.


Conjuntos de bolinhas coloridas magnética pode ser utilizada com a varinha magnética ou sozinho.Trabalhar a habilidade motora fina ou atividade de planejamento motor.

Dica para os bebês-um guizo que todos os bebês tem o punho pequeno o suficiente para o menor segurar e balançar.Atenção,o dedo polegar segura o brinquedo.(posicionamento deste dedo polegar é importante para arco da mão)

ncaixar as bolinhas coloridas dentro do pote com vários furos do tamanho das bolas.

lata com vários furos de cores diferentes encaixar palitinhos ou canudinhos coloridos.

Alinhavo-cortar pedaços de espuma e alinhavar no palito.Pode ser também confeccionar colares ou pulseiras de macarrão ou bolinhas bijouterias.

Desenhar,pintar ou colorir os moldes vazados.Depois pode reduzir aos poucos o tamanhos dos moldes.
Pode inventar com bastante criatividade preencher o espaço com colagem(glitter,papel crepom,bolinhas de revista) ou colar uma gravura ou foto,colorir giz de cera,tinta ou lápis de cor.Trabalhar as formas geométricas,noção espacial(grande/pequeno) e colorir (dentro) do limite.

Fortalecimento muscular dos dedos indicador e polegar da mão dominante para abrir/fechar os pregadores de roupa.Trabalhar a noção quantidade e sequência dos números.Confeccionar as cartelas com os números e associar com a quantidade.
Fortalecimento muscular dos dedos indicador e polegar da mão dominante para abrir/fechar os pregadores de roupa.Trabalhar a noção quantidade e sequência dos números.Confeccionar as cartelas com os números e associar com a quantidade.


Usar o martelo de plástico para encaixar pinos dentro da massinha.Trabalhar a força e coordenação viso-motora.

Painel de Grafismo favorece o uso dos movimentos dissociados dos dedos da mão preparando o paciente para a escrita. Possui formas vazadas diferenciadas (pré-requisitos para a escrita) que podem ser exploradas tanto com os dedos quanto com materiais que permitem esse contorno, como por exemplo, caneta Pilot, canetas de sopro, pincéis, dentre outros
Aramado com bolinha de madeira. Pode trabalhar diversos movimentos, a criança conduz as peças pelos caminhos.Trabalhar coordenação viso-motora.

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Exercita a coordenação motora, concentração, discriminação de cores, planejamento, raciocínio lógico e convívio social das crianças

Colocar as bolinhas de gude nos buracos, controlando a inclinação do tabuleiro com os cordões e exercitar a coordenação motora.


Acertando o alvo.cores e tamanhos diferentes.

Jogo Resta Um-Estimula a coordenação motora e exercita a mente.Teste suas habilidades.

Consiste em montar todos os cubos nos pinos da base, conforme os cubos são girados é formado diversas figuras de animais, monte sem olhar, você irá se surpreender com um animal super divertido e diferente.

Através do manuseio dos cubos, a criança irá trabalhar posição, forma, coordenação motora e noção de quantidade.


Brinquedos clássicos divertem pessoas de todas idades e resgatam os valores das brincadeiras saudaveis.

Para brincar com o Bilboquê, você precisa de muita atenção, agilidade e treino.
Estimula a coordenação motora, exigindo muita paciência e persistência.

O objetivo do jogo é equilibrar as bolinhas nas canaletas, passando-as de uma criança para outra.

Composto por 4 canaletas e 2 bolas de madeira.Trabalha a coordenação motora, concentração, atenção, equilíbrio, habilidade de planejamento motor.


Para nossos pequenos começarem desde cedo a guardar o seu dinheiro.

Os cofres animados são indicados para crianças a partir de quatro anos de idade, pois é nessa idade que elas começam a ter noções de valores financeiros.Para retirar as moedas, basta abrir a porta que fica atrás da atrás do cofrinho.

-Separar objetos pequenos por cores.trabalhar o movimento pinça fina com o dedo indicador e polegar.

- objetos pequenos para trabalhar movimentos finos.Treinar os números e associar a quantidade.
- Trabalhar os movimentos finos como alinhavo,tecelagem (com a tela talagarça) ou uma cesta com fita ou emborrachado.

- Trabalhar força dos dedos indicador e polegar (abrir/fechar o pregador de roupa) para pegar objetos pequenos como bolinhas de pompom ou algodão.Mão dominante (destro ou canhoto)não tem necessita os dois lados apenas a de preferência manual do aluno.




Placas de madeira vazadas com linhas onduladas,retas ou zigue-zague

Pintura com conta-gotas.Ajuda fortalecimento muscular dos dedinhos


http://cdn.ch-feed.com/images/forexopen/empiremoney.png



Encaixe de palitos na placa de isopor


Pegar peças de pinos- com os dedos indicador e polegar (Jogo Resta Um)



Placas de Madeira com moldes vazados
(colorir dentro do molde vazado ou preencher a figura no contorno)




Ligue os pontilhados. O objetivo desta atividade é fazer com que a criança ligue os pontilhados desenvolvendo a atenção, concentração e coordenação viso-motora.











Encaixe de pinos de madeira tamanhos e espessuras diferentes

Fonte: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br

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