sábado, 17 de outubro de 2015

Dicas de livros para espantar o medo

A literatura pode ajudar as crianças a enfrentar seus temores. Confira uma relação de leituras indicadas por faixa etária

 16/01/2015 16:29
Texto Gisleine Carvalho
Educar
Foto: Aline Casassa
Foto: Livros em que os personagens principais superam seus medos podem motivar os pequenos a ser corajosos
Livros em que os personagens principais superam seus medos podem motivar os pequenos a ser corajosos
 
Se o medo é inevitável e aprender a enfrentá-lo faz parte do percurso humano, a boa notícia é que a literatura é uma ótima ferramenta para ajudar nesse processo. Certas histórias ajudam os pequenos a exteriorizar seus sentimentos e, ao falar sobre os que os assusta, eles têm a possibilidade de compreender melhor o que estão sentindo, de aprender a lidar com seus temores e de se fortalecer diante deles.  Aventuras em que os personagens enfrentam seus medos e são bem-sucedidos mostram à criança que ela não é a única a ter aquele tipo de sentimento e que é possível superá-lo.

"Ao ler para os filhos, é importante que os pais exerçam o papel de mediadores, apontando os valores da narrativa e destacando o desfecho positivo da história", explica a psicopedagoga Quézia Bombonatto.

Segundo ela, histórias que abordam o medo, o conflito e o desafio são fascinantes para as crianças, que vibram e torcem para que o bem vença o mal. E, quanto mais ameaçador o vilão, maior é a vitória. "Só não vale contar uma história de bruxa e, depois, usar a personagem para ameaçar a criança que não quer dormir, por exemplo", ressalta a psicopedagoga.

Veja abaixo uma seleção de livros que abordam o medo, indicados por faixa etária.
Livros para espantar o medo a partir de 3 anos

 Título: Eu Não Tenho Medo
Autor:
Todd Parr
Ilustração:: Todd Parr
Editora: Panda Books
Livro digital: sim

De maneira singela e bem-humorada, este livro fala dos medos infantis e mostra como enfrentá-los. O autor apresenta vários medos comuns às crianças, como o medo do escuro, de se perder ou de levar bronca por ter quebrado algum objeto. Para cada situação, ele sugere uma saída: deixar uma luzinha acesa no quarto, ficar perto da mãe e ajudar a consertar o objeto que foi quebrado. O traço simples e as cores vibrantes chamam a atenção das crianças.

 Título: Gildo
Autor:
Silvana Rando
Ilustração:: Silvana Rando
Editora: Brinque-Book
Prêmios: Prêmio Jabuti 2011 - Melhor Ilustração de livro infantil e juvenil
Prêmio Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano 2011

Gildo é um elefante amável, simpático e, principalmente, muito corajoso. Ele se diverte em situações que deixariam muita gente com frio na barriga. Encara montanha-russa, avião, filme de terror e até cantar em público. Enfim, ele não tem medo de nada. Ou melhor, de quase nada. Existe uma coisa que deixa Gildo apavorado: bexigas! Sempre que é convidado para algum aniversário, ele faz o maior drama. Na noite anterior à festa, nem consegue dormir! Mas, um dia, o elefante descobre que elas não são tão assustadoras assim. ar uma luzinha acesa no quarto, ficar perto da mãe e ajudar a consertar o objeto que foi quebrado. O traço simples e as cores vibrantes chamam a atenção das crianças.

 Título: O Homem do Saco
Autor: Rogério Trezza
Ilustração:: Rogério Trezza
Editora: Brinque-Book
Seleção: Selo Altamente Recomendável FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil)

Os pais de Porco Pino foram jantar fora. O garoto aproveita a ausência deles para assistir ao seu programa de TV favorito: Terror no Cemitério. Assim que o programa começa, tem início também uma verdadeira noite de horror para Porco Pino. O telefone toca várias vezes, mas a ligação é sempre interrompida. A única coisa que ele consegue descobrir é que, do outro lado da linha, o autor dos telefonemas é o Homem do Saco.

Em formato de roteiro de teatro, o livro tem frases curtas e traz um final divertido e surpreendente.

 Título: Marcelo - O Porque que Tinha Medo de Sujeira
Autor: Frédérique Agnès
Ilustração:: Arnaud Bouron
Coleção: Nada de Medo

Marcelo é um porco diferente. Morre de medo de sujeira. Ao contrário de seus irmãos, que adoram se divertir na lama, ele passa longe dela. E também evita brincar com os cachorros Tom e Lucas, só pra não se emporcalhar.

Um dia, porém, Marcelo vai parar na lama. É que Tom o empurra sem querer. O porco se desespera, mas, com a ajuda do sapo Nino e do pato Simão, ele percebe que a sujeira não é tão ruim assim. E ele, que antes se sentia triste e sozinho, encontra um jeito de de se divertir com os amigos e, depois, ficar bem limpo e rosado de novo.

 Título: Papai!
Autor: Philippe Corentin
Ilustração:: Philippe Corentin
Editora: Cosac Naify

Com leveza e bom-humor, este livro retrata o medo do escuro e dos monstros. No meio da noite, o garoto chama pelo pai, pois encontra um monstro verde em sua cama. O problema é que a criatura tem exatamente a mesma reação! Brincando com o ponto de vista do narrador, o autor mostra a importância da figura paterna para espantar os temores que povoam a imaginação das crianças. Destaque para a boa conexão entre texto e imagem. O autor, aliás, assina a história e as ilustrações.

 Título: Um Tanto Perdida
Autor: Chris Haughton
Ilustração:: Chris Haughton
Editora: Ática
A Corujinha dorme tão pesado que acaba caindo do ninho e se perdendo na floresta. Por sorte, o Esquilo logo se oferece para ajudá-la. O problema é que, embora prestativo, ele é bem atrapalhado. A Corujinha tem de descrever direitinho como é a sua mãe para que eles consigam encontrá-la. É o premiado Chris Haughton que assina o texto e as belas ilustrações. O livro faz sucesso no mundo todo e já foi lançado em mais de vinte línguas. A história, delicada e divertida, retrata o temor clássico das crianças de se separar dos pais.

 Título: Vai Embora, Grande Monstro Verde!
Autor: Ed Emberley
Ilustração:: Ed Emberley
Editora: Brinque-Book
O monstro verde, que dá título à obra, tem dentes afiados e olhos amarelos. Mas ele não surge logo de cara. A criatura vai se revelando aos poucos, conforme o leitor vai virando as páginas. Até que, quando o monstro aparece por completo, chega o momento de o leitor mandá-lo embora. Para fazer a fera desaparecer, basta fechar o livro! Por meio de recortes e uma ideia original, o premiado artista-autor Ed Emberley criou uma narrativa inspirada, que ajuda as crianças a espantar os monstros que habitam o mundo da imaginação.

 Título: Vai, Você Consegue!
Autor: Ole Könnecke
Ilustração:: Ole Könnecke
Editora: Brinque-Book
Prêmio: Prêmio Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano 2013

Um pequeno pássaro está prestes a dar um grande salto em sua vida. Ele se enche de coragem, caminha até a ponta do galho e... volta. Breno faz várias tentativas. Às vezes, recua para pegar impulso. Em outras, lembra de checar algum detalhe. Os amigos o apoiam, mas, na hora H, Breno não consegue. Até que, em certo momento, ele fecha os olhos e vai! Os desenhos singelos e a narrativa sutil conquistam o leitor, que fica na torcida para o salto acontecer.
 Título: Você Não Consegue Dormir, Ursinho?
Autor: Martin Waddel
Ilustração:: Barbara Firth
Editora: Brinque-Book

Ursinho morre de medo do escuro. Na hora de dormir, ele bem que tenta pegar no sono, mas o temor é maior que o cansaço. Nem mesmo com o maior lampião de todos aceso ao seu lado, Ursinho adormece. Até que o pai Urso encontra uma solução criativa, que tranquiliza o filho. A leitura prende a atenção das crianças, que ficam curiosas para saber o desfecho da história.
Livros para espantar o medo a partir de 4 anos

 Título: O Escuro
Autor: Lemony Snicket
Ilustrações: Jon Klassen
Editora: Companhia das Letras

Luca era um garotinho que tinha medo do escuro. Até que em uma certa noite, o escuro entra no seu quarto e convida-o para ir até o porão. Descendo até aquela parte mais sombria e medonha da casa, ele descobre que até os seus piores medos têm uma solução. Além de ilustrações muito divertidas, a narrativa é leve e fácil de entender. Ótimo para ler para o seu filho.

 Título: Grande Livro dos Medos
Autor: Emily Gravett
Ilustração:: Emily Gravett
Editora: Salamandra

Este livro lista e explica as fobias mais inacreditáveis! A autora inglesa Emily Gravett teve a ideia de escrevê-lo depois de concluir que todo mundo tem medo de alguma coisa. Só que ela nem imaginava que um ratinho ia se intrometer na obra e dar a sua contribuição. Cheio de rabiscos, páginas roídas e recortes, o livro é divertido, criativo, envolvente e, claro, faz sucesso entre as crianças.

 Título: Medo de Quê?
Autor: Flávia Côrtes
Ilustração:: Ivan Zigg
Editora: DCL
Seleção: Programa Nacional Biblioteca Escola(PNBE) 2010

Selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para representar o Brasil na exposição "A imagem do medo", na Galícia, Espanha Nesta delícia de texto, a menina medrosa conversa com sua avó, que questiona a razão da neta ter tantos medos. Em certo momento, sem saber o que responder, a garota chega a inventar temores. A narrativa fluida é um convite ao pequeno leitor para que ele também avalie seus pavores, sejam eles reais ou abstratos.

Em uma das ótimas passagens do texto, a avó diz à neta: "Medo é uma coisa quem inventam para fazer você parar. Parar de brincar, parar de cantar, parar de sonhar".

 Título: Os Pesadelos de Lisa
Autor: Anne Gutman
Ilustração:: Georg Hallensleben
Coleção: As catástrofes de Gaspar e Lisa
Editora: Cosac Naify

Depois de assistir a um filme sobre um lobo que ataca crianças, a cachorrinha Lisa têm seus sonhos invadidos pelo vilão. Mesmo afirmando para si mesma que lobos gigantes não existem de verdade, Lisa anda cada vez mais apavorada. A irmã mais velha já zombou dela por causa disso. O amigo Gaspar ofereceu ajuda. E o pai de Lisa até traçou um plano. Mas o pavor do lobo só é superado depois de uma visita ao zoológico... Com belo projeto gráfico e bonitas ilustrações, o livro é ótima pedida.

 Título: A Princesinha Medrosa
Autor: Odilon Moraes
Ilustrações: Odilon Moraes
Editora: Cosac Naify
Prêmios: FNLIJ 2002 - Melhor livro para criança Melhor
Ilustração: FNLIJ 2002 - Melhor Ilustração
Seleção: Programa Nacional Biblioteca Escola(PNBE) 2010

Uma princesa atormentada pelo medo do escuro, da solidão e da pobreza é a protagonista desta história singela e arrebatadora. As luzes nunca se apagam em seu reino, mesmo durante o dia. Para não ficar sozinha, ela ordena que todos durmam dentro do palácio. E, com receio de ficar pobre, manda que todos trabalhem mais e mais. Embora cercada de luzes, de gente e de objetos valiosos, o medo de que algo possa lhe faltar não a abandona. Até que um garoto mostra a ela um outro jeito de encarar a vida. Belo texto e lindas ilustrações.

 Série Os Medos que Tenho
Autor: Ruth Rocha e Dora Lorch
Ilustração:: Walter Ono
Editora: Salamandra
Livro digital: sim

Em parceria com a psicóloga Dora Lorch, a escritora Ruth Rocha escreveu esta ótima série de quatro livros, em que os medos infantis se tornam ricas situações de aprendizagem. Os textos, bem escritos e atraentes, garantem a qualidade das histórias. Assim como as ilustrações expressivas enriquecem e ampliam o entendimento do que está sendo retratado.

Em Fantasma existe?, as autoras falam sobre os temores simbólicos, ou seja, aqueles que sentimos e não conseguimos explicar. Lobo, monstro e escuridão entram nessa categoria. A história mostra que esse tipo de medo é só um sintoma e que é preciso investigar o que há por trás desse sentimento.

O livro Ninguém gosta de mim trata dos medos de não ser amado, de ser abandonado ou de ser trocado por outra pessoa. É uma boa pedida para crianças que estão vivendo a separação dos pais ou que estão prestes a ganhar um irmão.

Será que vai doer? traz à tona o medo que sentimos de nos machucar e o receio de sermos descobertos fazendo algo errado. Ele aborda também o medo do dentista, tão comum entre as crianças.

Tenho medo mas dou um jeito explica os medos saudáveis, ou seja, aqueles que nos servem de alerta e são importantes para nossa sobrevivência. O livro mostra como lidar com esse tipo de receio, evitando que se torne nocivo.
Livros para espantar o medo a partir de 5 anos

 Título: Cric Crec Pi Ploft!
Autor: Kitty Crowther
Ilustração:: Kitty Crowther
Editora: Cosac Naify
Seleção: Selo Altamente Recomendável FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil)

O modo original de retratar o medo na hora de dormir é o ponto forte deste livro. A bela narrativa entretém não só às crianças, mas os pais que percorrem as páginas na expectativa de conferir logo o desfecho.

Sozinho no quarto, o pequeno sapo Jerônimo ouve sons estranhos e não consegue dormir. Ele logo imagina que os barulhos só podem ser de monstros, esqueletos e outras criaturas que devem estar debaixo da sua cama. Mas que tais ruídos são mesmo reais e o papai sapo também acaba escutando-os. Envolvente, a obra mostra pai e filho enfrentando juntos seus medos. Para mergulhar na história e nos belos desenhos.

 Título: Dentro Deste Livro Moram Dois Crocodilos
Autor: Claudiz Souza
Ilustração:: Ionit Zilberman
Editora: Callis

O narrador desta história é um garoto destemido, que não dá a menor importância para fantasmas, tubarões, escuridão e solidão. Porém, morre de medo de crocodilos. E neste livro moram não só um, mais dois répteis! Com texto fluido e melódico e ilustrações criativas, que misturam fotos, desenhos, sombras e recortes, o livro diverte e ajuda as crianças a lidar com seus próprios temores. A abordagem é delicada e bem-humorada.

 Título: Maurício, O Leão de Menino
Autor: Flávia Maria
Ilustração:: Millôr Fernandes
Editora: Cosac Naify
Seleção: Programa Nacional Biblioteca Escola (PNBE) 2012

Esta é a história de um leão que mora no armário de um garoto. O menino nunca o viu, mas tem certeza de que se trata de uma fera perigosa! Não é sempre que o garoto lembra que há um felino tão perto. Só de noite, quando o sono custa a chegar. Até que um dia, ele resolve enfrentar o bicho. E, então, conhece Maurício, o leão de menino, todo enorme, todo amarelo e todo carinhoso.

Com texto irreverente de Flavia Maria e ilustrações cheias de personalidade de Millôr Fernandes, o livro foi lançado pela primeira vez em 1969. Agora, ganhou nova versão caprichada.

 Título: O Medo
Autor: Monteiro Lobato
Ilustração:: Fabiana Salomão
Editora: Globinho
Livro digital: sim

Guiado por Saci, Pedrinho passa uma noite na mata. Vê o Curupira de perto e conhece histórias arrepiantes, como a do Boitatá e a do Negrinho do Pastoreio. O texto delicioso é ótimo para ser lido em voz alta e mostra o neto de Dona Benta enfrentando seus temores. Em umas das boas passagens, Saci diz ao amigo: "Uma coisa existe quando a gente acredita nela; e como uns acreditam em monstros e outros não acreditam, os monstros existem e não existem". Mais do que falar sobre o folclore, essa história retrata o fascínio que o medo dos seres fantásticos exerce nas crianças.

 Título: O Medo que Mora Embaixo da Cama
Autor:
Mariza Tavares
Ilustração:: Nina Millen
Editora: Globinho

Escrita em rimas, esta é a história de João que, antes de dormir, inventa de se assustar. Monstros terríveis surgem no quarto escuro. Mas, cheio de coragem e com uma lanterna na mão, o garoto descobre que as formas assustadoras são sua meia, o macaco de pelúcia e outros objetos. Assim, João descobre que o medo não estava sob a cama, mas dentro dele mesmo. As ilustrações dão o clima à boa narrativa, explorando tons escuros em um traço gótico.

 Título: Os Três Fantasminhas
Autor:
Pippa Goodhart
Ilustração:: AnnaLaura Cantone
Editora: Cia das Letrinhas

Em rimas curtas e divertidas, o leitor confere a história de três fantasminhas que, enquanto comem torradinhas, contam vantagem. O primeiro diz ter assustado monstrinhos que aprendiam a ler, o segundo afirma ter apavorado um bando de bruxas. E o terceiro se gaba de ter berrado com um ogro. No entanto, a situação se complica quando eles precisam sair por aí assustando meninos e meninas. Um garoto cruza o caminho do trio e, invertendo a ordem, prega o maior susto nos fantasminhas. O livro vem com um móbile fosforescente para ser montado com a ajuda dos pais. As ilustrações são uma graça
Livros para espantar o medo a partir de 6 anos


 Título: Chapeuzinho Amarelo
Autor: Chico Buarque
Ilustrações: Ziraldo
Editora: José Olympio
Prêmios: Prêmio Jabuti de Ilustração: Infantil (1998)
Seleção: Selo Altamente Recomendável FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil)

Neste clássico da literatura infantil brasileira, o leitor conhece uma menina que morre de medo do medo. Porém, o que mais a apavora é o lobo, que ela nem conhece. De tanto povoar seus pensamentos, um dia, ele surge bem diante da garota. Ao encarar seu maior desafio, Chapeuzinho supera temores e inseguranças e descobre a alegria. A habilidade de Chico de combinar palavras e ideias torna a obra genial. As ilustrações ficaram a cargo de Ziraldo, e o resultado não podia se melhor.

 Título: O Gato e o Escuro
Autor: Mia Couto
Ilustração:: Marilda Castanha
Editora: Cia das Letrinhas
Seleção: Catálogo White Ravens - Biblioteca Internacional da Juventude (Munique)

Pintalgato passa por uma transformação depois de ultrapassar a fronteira do dia. Desobedecendo os alertas da mãe, o felino desvenda a noite e tem um encontro inusitado com o escuro. A experiência muda a cor de seu pelo de amarelo para preto, e ele fica apavorado! Mas, com a ajuda da mãe, percebe que o medo do escuro é, na verdade, o temor das "ideias escuras que temos sobre o escuro". A prosa poética e iluminada de Mia Couto agrada às crianças e encanta os adultos.

 Título: O Invencível Antônio e seu Cavalinho de Pau
Autor: Michele Iacocca
Ilustração:: Michele Iacocca
Editora: Ática

No aniversário de Antônio, entre carrinhos motorizados e brinquedos modernos, está um cavalinho de pau, dado pelo avô. A irmã acha o presente sem graça, mas Antônio se apaixona por ele. Juntos, eles enfrentam monstros horrendos e encaram qualquer perigo sem perder a coragem. Até que surge o pior monstro de todos, aquele que vai atacar o avô... Mas Antônio sabe que a dupla não precisa ter medo. Sensível e singela, a história aborda a morte e retrata a relação de afeto e aprendizado entre avô e neto.

 Título: Medo do Escuro
Autor: Antonio Carlos Pacheco
Ilustração:: Omar Grassetti
Editora: Ática
Seleção: Catálogo White Ravens - Biblioteca Internacional da Juventude (Munique)

Esta é a história de uma estrelinha que tinha muito medo do escuro. Quando o sol ia dormir, apagava a luz e abria a porta da noite para que todas as estrelas pudessem entrar. Mas estrelinha se recusava de tanto temor. Os pais estrelados e até mesmo o sol, chefe de todas as estrelas, tentavam convencê-la em vão. Até que, com ajuda da lua, a estrelinha descobre o poder de seu brilho. Singela e inteligente, a narrativa encoraja os pequenos a encarar seus receios.

 Livro: O Menino que Tinha Medo de Errar
Autor: Andrea Viviana Taubman
Ilustração:: Camila Carrossine
Editora: Escrita Fina

Pedro vive preocupado, com medo de errar. Passa os dias sozinho, em casa, em vez de aproveitar a companhia dos amigos, porque teme fazer alguma coisa errada durante as brincadeiras. Para ele, a escola é um lugar horrível, onde deslizes podem acontecer a qualquer momento. Por sorte, o garoto conta com a ajuda de uma fada que cruza seu caminho. Escrita em versos divertidos, a história deixa claro que o perfeccionismo, muitas vezes, nos reprime e impede de experimentar bons momentos.

 Título: Onde Está a Bruxa?
Autor: Ilan Brenman
Ilustração:: Evelyn Daviddi
Editora: Scipione

Com rimas divertidas e uma narrativa fluente, o autor desmitifica a bruxa. O narrador acompanha um garotinho durante todo o dia, desde os primeiros momentos da manhã até a hora de dormir, alertando-o para a possibilidade de a vilã estar à espreita. Para cada situação - seja no quarto, no banheiro ou na sala - há sempre uma sugestão esperta para evitar o encontro com ela. O fato é que a bruxa nunca aparece e, assim, o dia termina e já é hora de dormir de novo. Medo e a insegurança são trabalhados de forma lúdica. As boas ilustrações, com textura, exploram bons ângulos.

 Série Meus Medinhos
Ficha dos seis livros:

Autores: Pedro Bandeira e Carlos Edgard Herrero
Ilustração:: Openthedoor
Editora: Moderna
Livro digital: sim

Os dois escritores se uniram para criar esta série bem-humorada, com seis livros que fisgam o leitor desde o início. As narrativas atentam as crianças para a existência de diferentes pontos de vista e as estimulam a olhar por outros ângulos. Como protagonistas, personagens que costumam ser vilões mostram suas fragilidades ou o seu lado bom.

O pequeno bicho-papão apresenta o simpático Papinho, filho da mais assustadora das famílias de bichos-papões. O problema é que ele é muito medroso. Quando seus pais decidem que ele tem de fazer a menina Lucinha dormir, como tarefa para aprender a ser bicho-papão, o resultado não podia ser mais interessante...

A bruxinha Lalá é a protagonista de A pequena bruxa. Na Pré-Escola de Bruxaria, ela tira de letra todas as lições, até as mais complicadas. No teste final de sua formatura, ela tem que sair sozinha pelo mundo e só voltar depois de ter feito sete maldades. Mas será que Lalá é mesmo malvada?

Em O pequeno dragão, o leitor conhece Dadá, o dragãozinho mais lindo que não é deste mundo. Afinal ele vem do mundo da imaginação. Na história, em vez de ser assustador e meter medo nas pessoas, o pequeno ser é bonzinho, simpático e faz todo mundo se divertir com ele.

A delíciosa história O pequeno fantasma explica que os fantasmas nascem nas fábricas de lençóis. Aquelas peças que saem com algum defeitozinho são rejeitadas pelo controle de qualidade e viram fantasmas que saem voando por aí. O protagonista desta história também tenta cumprir seu destino, determinado a se tornar corajoso.

Se todo mundo pode ter uma família e os filhos dos humanos são sempre fofinhos, por que os bebês dos lobisomens deveriam ser diferentes? O pequeno lobisomem apresenta o Lobisbebê, um bicho fofo que qualquer criança gostaria de fazer cafuné em seus pelinhos.

Pode um monstro ser bonzinho? Se ele já nascer beijado, sim. Isso foi o que aconteceu com Chuac no livro O pequeno monstro. Ele foi atingido por engano pelo beijo de uma mãe humana. A seu modo, Chuac ajuda crianças perdidas a encontrar o caminho de volta para casa.
Livros para espantar o medo a partir de 7 anos

 Título: Alguns Medos e Seus Segredos
Autor:
Ana Maria Machado
Ilustração:: Alcy
Editora: Global Editora

Este livro reúne três histórias deliciosas: Mãe com medo de lagartixa, Com licença, seu bicho-papão e O lobo mau e o valente caçador. Em todas elas, fica claro para o leitor que todo mundo tem algum medo. Não importa quem seja, nem a idade que tenha. Segue um pequeno trecho-aperitivo: "Todo mundo morre, mesmo de medo de alguma coisa. Todo mundo tem seu medo, cada um tem seu segredo. Quem parece sempre forte, no fundo é meio sem sorte: tem que aguentar bem sozinho, sem ajuda, nem carinho..."

 Título: Maluquinho Assombrado
Autor:
Ziraldo
Ilustrações: Ziraldo
Editora: Globinho
Livro digital: sim

São treze histórias em quadrinhos com a turma do Maluquinho vivendo momentos de arrepiar. O autor reproduz situações comuns do dia a dia, em que as crianças se reúnem e, juntas, exploram o lado fascinante do medo, assistindo a filmes de terror e inventando histórias para assustar uns aos outros. Personagens do folclore popular, como o lobisomem e a mula sem cabeça, atiçam o frio na barriga da garotada. Além dos bons quadrinhos, o livro traz dicas de truques para o leitor lidar melhor com as situações de insegurança.

 Título: Meu Filho Pato - E Mais Contos Sobre Aquilo que Ninguém Quer Falar
Organização:
Ilan Brenman
Ilustração:: Rafael Antón
Editora: Cia das Letrinhas

Seis escritores de renome na literatura infantil foram convidados a participar desta bela obra, que aborda a morte e a perda. Com a colaboração de psicólogos especializados e organizado por Ilan Brenman, autor de vários títulos de sucesso, o livro traz seis ótimas histórias variadas em estilos e conteúdos. Há contos de humor, narrativas tristes e um até uma história psicodélica, além de cordel e poesia. Assinam os textos: Angela-Lago, César Obeid, Flávia Lins e Silva, Índigo, Lalau e Roger Mello. Publicação bem feita e caprichada.

 Série Quem tem Medo?
Autor: Ruth Rocha
Ilustração:: Mariana Massarani
Coleção: Quem Tem Medo?
Editora: Salamandra
Livro digital: sim

Nos cinco livros desta coleção, Ruth Rocha conversa diretamente com o leitor e compartilha situações comuns a todo mundo. Com versos, rimas e humor, ela fala sobre o medo de passar vergonha, de ir ao médico, de dizer não, de encarar uma situação nova, de parecer ridículo... Esses e outros receios são encarados com naturalidade e desenvoltura e é impossível não se identificar com as situações apresentadas.

Os títulos de cada livro indicam qual o tema da obra em questão: Quem tem medo de cachorro?, Quem tem medo de dizer não?, Quem tem medo de monstro?, Quem tem medo de ridículo? e Quem tem medo de quê?. Todos aconselham o leitor a usar o bom humor e o jogo de cintura na hora de encarar o medo, seja ele qual for.

 Título: Pequenos Contos para Sentir Medo
Autor: Christine Palluy
Ilustração:: vários
Editora: Cia das Letrinhas

Este livro reúne dez contos de diversos países - como a Noruega, a Espanha, o Japão e a Rússia -, que falam de seres pavorosos: trolls famintos, gigantes, feiticeiras, dragões e assim por diante. Apesar disso, as histórias não são tão assustadoras e, no final, trazem a mensagem de que a esperteza, a bondade e a sabedoria sempre vencem o medo. Cada conto foi ilustrado por um artista diferente.
Livros para espantar o medo a partir de 8-9 anos

 Título: O Livro dos Medos
Organização:
Heloisa Prieto
Ilustração:: Maria Eugenia
Editora: Cia das Letrinhas

O livro reúne histórias sobre vários tipos de medo. Medo de escuro, medo de vampiro, medo de avião e por aí vai... Onze autores elegeram um tema e escreveram ótimas histórias, muito diferentes entre si. Entre os escritores, estão Milton Hatoum, Mirna Pinsky, Otavio Frias Filho e Daniel Munduruku. Ao ler sobre tantos tipos de medo, os leitores podem amansar os seus. Requer habilidade de leitura, já que os textos não são muito curtos.

 Título: O Livro dos Monstros
Autor: Fran Parnell
Ilustração:: Sophie Fatus
Editora: Cia das Letrinhas

Seis histórias de vários lugares do mundo - América do Norte, Austrália, Nepal, África do Sul, Taiti e Itália - compõem este belo livro. As narrativas falam sobre terríveis criaturas que despertam medo e tremor. Um abominável homem das neves e uma mulher-monstro são algums desses seres apavorantes. Apesar de serem cheios de truques, alguns monstros só precisam de um pouco de atenção, compreensão e afeto. Os textos são longos, mas as tramas prendem a atenção do leitor. A proposta é auxiliar as crianças a superar o medo de monstros de forma criativa.

 Título: Quem Tem Medo do Novo?
Autor: Ruth Rocha
Ilustração:: Mariana Massarani
Editora: Global Editora

Em versos rimados com perguntas, Ruth Rocha constrói um divertido jogo de palavras que aborda o medo diante do novo. Mudança de casa, de escola, de turma, de hábitos... Essas tantas outras mudanças, que sempre causam um friozinho na barriga, são exploradas com humor. De rima em rima, a escritora transforma grandes temores em situações superáveis, que fazem parte da vida de todo mundo. Destaque para as ilustrações criativas de Mariana Massarani, ilustradora premiada.

 Título: Pluft, O Fantasminhas
Autor: Maria Clara Machado
Editora: Nova Fronteira
Livro digital: sim
Prêmios: Prêmio Saci de teatro, do jornal O Estado de S. Paulo - 1956
APCT (Associação Paulista dos Críticos de Teatro): Melhor Autor e Melhor Espetáculo - 1956

Clássico da literatura infantil brasileira, esta é a história do encontro entre Pluft e a garota Maribel. O fantasminha morre de medo de gente. E Maribel, adivinhe: morre de medo de fantasma. Cara a cara um com o outro, os dois não têm outra alternativa a não ser encarar seus temores de frente. Logo, surge uma grande amizade entre eles e, juntos, os dois saem à procura de um tesouro do avô de Maribel.

Escrita originalmente como peça de teatro, ganhou esta versão em prosa pelas mãos da própria autora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Recadinho


Glitter Text @ Glitterfy.com

UOL Notícias





Declaração Universal dos Direitos Humanos